14 Dicas Práticas para Melhorar a Qualidade de Vida

14 Dicas Práticas para Melhorar a Qualidade de Vida

Dr. Victor Sorrentino16 de novembro de 2016Longevidade / Medicina Preventiva
Hoje trago 22 dicas espertas e práticas para melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. Preste muita atenção pois todas, absolutamente todas estas dicas, se levadas a sério, podem provocar uma verdadeira transformação, na sua vida, seus hábitos, seu corpo e principalmente, na sua saúde!
Comece a mudar seus hábitos hoje e sinta a diferença!

1. O melhor remédio que existe é o sono
Uma noite de sono bem dormida é altamente reparadora. Comece a sua caminhada em direção à saúde percebendo se o seu sono é regular, ininterrupto e se lhe faz acordar descansado. Caso contrário, todos os outros passos serão mais difíceis e talvez insuficientes para que alcance a saúde. O sono é o principal momento de reparação , regeneração e recuperação do corpo e não pode, de maneira alguma, estar desequilibrado.

2. Ajuste a sua alimentação
Procure um equilíbrio entre os macronutrientes, priorizando ter pelo menos a mesma quantidade calórica entre proteínas, carboidratos e gorduras. Individualidades devem ser analisadas por nutricionistas, mas, sem sombra de dúvidas, o exagero na ingestão de carboidratos é hábito que pode lhe trazer mais doenças e malefícios.

3. Alimentos Industrializados? Nem pensar!
Escolha os carboidratos baseado fundamentalmente em suas cargas glicêmicas, prefira os vegetais, como saladas, verduras, legumes, e posteriormente os grãos. Deixe por último, e preferencialmente de lado, os carboidratos industrializados.

4. Atenção aos sinais do corpo
Se tiver condições, realize um exame salivar ou sanguíneo, para detectar quais alimentos lhe fazem mal. Assim poderá identificar intolerâncias, alergias e também hipersensibilidades.

5. Teste seu organismo
Caso não tenha condições de realizar tais exames, faça você mesmo o teste. Exclua Glúten de sua vida por 25 dias e perceba se você se sente melhor. Posteriormente, exclua os laticínios, por outros 25 dias, e note como se sente. Abra uma exceção para a manteiga; dê preferência à manteiga Ghee, clarificada, ou ainda a manteiga de garrafa.

6. O corpo fala
Em relação ao item 5 você notará: Diminuição de gases, menor distensão abdominal, menor incidência de dores de cabeça, aumento na disposição, são ganhos extremamente comuns com a exclusão dos alimentos do item 5.

7. Água é vida
Faça a ingestão de água em abundância durante o dia, pois quando você sente sede, geralmente já é um sinal de desidratação. O centro cerebral da água é muito próximo ao centro da fome, portanto a boa hidratação ajuda muito na diminuição do apetite.

8. Evite potes de plástico
Evite recipientes plásticos, nunca aqueça alimentos ou líquidos em recipientes plásticos, nunca descongele alimentos e líquidos em recipientes plásticos em micro-ondas, aliás abandone o micro-ondas. Compre água de garrafa somente da sua região, evite cafezinhos em copos de plástico finos, prefira sempre vidro ou cerâmica. Nunca compre plásticos, principalmente mamadeiras, nas quais não esteja especificado LIVRE DE BISFENOL-A.

9. Desapegue dos vícios alimentares
Desapegue de seus vícios alimentares, caso sejam ruins. Escolha o principal inimigo e trace uma guerra contra ele, geralmente aquele alimento que mais vicia é também aquele que causa mais problemas.

10. Observe
Faça a medição de sua temperatura basal por 5 dias, sempre pela manhã, ao acordar, antes de levantar da cama. Se a média das aferições for menor do que 36,5 graus, é possível que sua tireoide esteja produzindo seus hormônios de forma menos intensa e isso pode lhe causar dificuldades. Observe também a qualidade de suas unhas, cabelos, turvor da pele, disposição e relação de frio e calor. Estas informações são simples mas ao mesmo tempo são fortes indícios de saúde hormonal.

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11. Cuide do sorriso
Procure pastas de dente sem flúor e mantenha visitas regulares ao dentista.

12. Diga não ao aspartame
Evite o excesso de chicletes e balas dietéticas, a maioria contém Aspartame, e quando este tem contato direto com a mucosa oral e sublingual, a absorção é aumentada.

13. Evite pães industrializados
A grande maioria das padarias usa um composto cancerígeno para deixar o pão mais crocante e mais aerado. Realmente os pães ficam mais gostosos, mas o Brometo de Potássio utilizado é um causador de câncer, proibido na Europa, nos Estados Unidos e inclusive no Brasil. Infelizmente a nossa fiscalização é bem precária e acaba facilitando que a substância ainda seja usada, portanto todo o cuidado é pouco.

14. Evite molhos e temperos prontos
Não consuma molhos e temperos que utilizam o de Glutamato Monossódico em sua fórmula. Infelizmente, quase todos disponíveis no mercado utilizam esta substância. O Glutamato é nocivo, especialmente ao sistema nervoso central.

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